CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Graça, presença de Cristo no homem


“Quando refletimos sobre aquilo que existe de mais autenticamente humano, nos deparamos com o divino: a vida. E agora voltamos a perguntar se a plenitude do divino ou da vida do homem é somente a vida que vivemos ou algo mais. (...)
Graça significa, em linguagem bíblica, benevolência, simpatia, amor. É a complacência divina pelo homem. No Novo Testamento, particularmente em Lucas e Paulo, a graça é sinônimo do amor de Deus, que cura e liberta o homem, elevando-o à sua plenitude dentro da história da salvação. Graça é a salvação que Deus nos dá por Jesus, como o Evangelho nos mostra.
A graça também é plenitude da vida e amor de Deus salvador no homem. A graça é, especialmente, a participação da vida de Cristo ressuscitado no homem.
A graça é a salvação de Deus, capaz de superar o esforço que o homem faz em condenar-se; é o encontro de Deus, capaz de superar as fugas do homem. É a superabundância divina frente à superlimitação humana. Onde abundou o pecado, superabundou a graça.
Graça é aquilo que o homem recebe sem merecer; mais ainda, apesar de seu desmerecimento. Ele a recebe gratuitamente e por isso é graça; e supera seus limites, e por isso é sobrenatural.”

Vida : um valor fundamental. Juan Manuel Garcia de Alba S.J. Editora Edusc.
imagem: Isabelle Legaut

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...