CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quarta-feira, 22 de junho de 2011

2. Olá

OLÁ é a capacidade de acolher acontecimentos. O que acontece pode ser assumido ou não por nós, mas é um dado da realidade. Se nos abrimos a esse acontecimento, poderemos dialogar com a realidade e este diálogo se inicia com um “olá”, com um reconhecimento e uma saudação a essa realidade. “Olá” é a possibilidade de mudar para seguir sendo nós mesmos de uma maneira diferente. A pessoa que quer ser fiel a si mesma tem que mudar. Mas não se trata da mudança pela mudança, ditada pela moda, pela compulsão ou pelo consumo. A vida é intercâmbio com o meio e mudança por dentro, que se reflete nas diversas respostas que damos aos estímulos que incidem em nós.
Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1, 15).
Sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8, 28).


Estruturas oracionais 

1. Curso de sua vida, acontecimentos significativos aos quais você disse “olá”. Como você o disse? Comprometendo-se, evitando, acolhendo com criatividade? 
2. Emaus (Lc 24, 13 ss). Discípulos aos quais custa dizer “olá” à paixão e morte de Jesus, esperança de suas vidas. Recorde os acontecimentos que não foram integrados à sua vida, aos quais você não abriu as portas do seu ser, pelos quais você tem se sentido invadido(a) contra sua vontade. Experimente sua dificuldade para dizer-lhes “olá”, até que você sinta, com respeito confiado, que Ele vai com você também, nesses acontecimentos; ou talvez, mais perto do que você sente ou suspeita. Deixe-se evangelizar por Jesus. 
3. Reviva o seu próprio nascimento com um “olá” à vida, ao Deus da vida. Dê boas-vindas ao seu projeto de amor, ainda que não lhe pareça ser a hora. Mas não se limite a ver; contemple. 
4. Oração com as mãos: abertas ao acontecimento. Acolhendo nelas a altura de seu coração, confiando em um Deus maior. Oferecendo-as, crendo que o ser humano, você, é o projeto definitivo de Deus, que você é muito maior do que aquilo que acontece. 
5. “Olá” aos sinais dos tempos, às atitudes que você gostaria de inaugurar em sua vida. Sinta-as como se já as estivesse colocando em prática. 
6. Peça a graça de dizer “olá” às pessoas e acontecimentos que você evita ou aos que você resiste. Assuma-os em sua fé, seu amor, sua esperança. Peça ao Senhor, presença e amor confiado, para dizer esses “olás”. 
7. Mantenha seu corpo relaxado e sua mente lúcida, desperta. Deixe que lhe venham à memória um ou dois “olás” que você disse em sua vida com paz, com alegria, com criatividade; fixe-se bem em como aconteceram, como você se abriu à experiência, como disse “olá” nestas ocasiões. Recorde-os, escolha-os, contemple-os.
Lembre-se agora, suavemente, dois ou três “olás” que você disse neste ano, mais recentemente, ainda que tenha sido a coisas, acontecimentos ou experiências pequenas. Dê-se conta de dois ou três “olás” que você disse ultimamente com o seu ser, com seu coração, com sua cabeça, espírito e corpo.
Veja agora – pedindo a graça ao Senhor para enxergar – como Deus criador lhe convida a dizer “olá”, a ver a realidade de dentro ou de fora, a ser livre para assumi-la e, sobretudo, a ter fé para contemplá-Lo em cada acontecimento que bate às portas de sua liberdade, de seu corpo, de sua mente, de seu espírito. Veja os diversos planos de cada “olá”: se à realidade, compromisso com a realidade, contemplação de Deus presente, que nos faz companhia e que bate às portas de nossa vida em cada “oi”. Viva isso assim, com essas ferramentas, com essa atitude.
Escute como o Senhor lhe diz: “Não vai acontecer nada a você que o impeça de amar, crer e esperar; em tudo o que lhe acontece eu estarei junto, para que ao menos você possa amar, crer e esperar ao dizer 'olá'”. Fortaleça-se com esta mensagem do Senhor, o que é verdade.
Observe se essa promessa do Senhor, de que “não acontecerá nada a você que lhe impeça de amar, crer e esperar”, permite-lhe se abrir à vida com paz, permite estrear a vida, saber-se fiel a você mesmo e novo a cada manhã.
Escute esta palavra do Senhor: “Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá” (Jo 16, 23). “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele” (Rom 8, 28).
Contemple essas palavras como um mistério e uma realidade e converta sua oração em uma oração de petição para dizer “olá” à vida, com paz, esperança, amor.
Faça suas essas palavras: “Por tudo o que passei em minha vida, OBRIGADO; por tudo o que está chegando, vindo a minha vida, OLÁ”. Abra-se não de maneira parcial, mas total, à experiência que leva à presença de Deus nos acontecimentos. Assuma isso assim, respire assim, como se ao respirar os acontecimentos você sorrisse com felicidade, sabendo que neste acontecimento, o coração do acontecimento é seu.
Respire fundo um par de vezes, levando energia a todos os cantos de seu corpo.



Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto parcialmente traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...