CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

terça-feira, 21 de junho de 2011

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto parcialmente traduzido, do livro Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón, de José Antonio García-Monge, SJ

A maturidade pessoal passa por algumas palavras, pronunciadas existencialmente a partir da experiência de cada um. A assimilação adequada do que essas palavras simbolizam decide nossa maturidade nas diferentes etapas de nossa existência. Palavras difíceis, as vezes dolorosas, as vezes gozosas, nas quais experimentamos resistencias psicológicas e dificuldades psicossociais. Nos tornarmos conscientes já é um passo importante. Vivê-las com fé e amor é assumir nosso projeto vital cristão, como seguidores de Jesus.
Cada palavra, em sua breve explicação, será acompanhada de sugestões de oração.


1. Adeus

Pelo ADEUS convertemos algo presente em passado: fazemos história em nossa autobiografia. O ADEUS faz um eco em nossa vida: cabeça, coração, pertenças, presenças, situações... Este eco é o que vai permitir seguir vivendo, aprendendo, amadurecendo.
Podemos dizer "adeus" sem especial dificuldade a pessoas, instiutições, ao útero materno ou ao cárcere. Mas é preciso aprender a dizer "adeus" a idéias que nos vão acompanhando em uma fase de nossa vida, a emoções que talvez tenham animado o coração de nossa existência em uma época, a afetos, tarefas, papéis, paisagens...

"Saia de tua terra nativa e da casa de teu pai" Gn 12, 1 (adeus a seguranças, controles, programação de vida). “Vende tudo o que tens” (adeus às coisas), “reparte-o entre os pobres” (adeus a critérios, inércias, status, família, dependências, consumo), “que Deus será tua riqueza” (adeus à descrença que leva à riqueza). “Anda” (adeus ao imobilismo existencial: faça-te peregrino, um nômade do espírito), “segue-me”: Lc 18, 22 (adeus ao isolamento, à desorientação, ao sem sentido). 
“Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo” (diga adeus ao eu), “carregue sua cruz” (adeus ao conforto como o mundo dá, como o propõe a cultura) “e siga-me”: Mc 8, 34 (adeus à desorientação no caminho para o Reino, à iniciativa própria que não assume a Missão).

Exercícios oracionais
1. Lembre-se de uma situação envolvente: pessoas, instituições, ideologias... Dê-se conta (consciência) do benefício que você obtém dessa situação: proteção, diminuição de riscos na vida, segurança...
    Suspeite que sua maturidade, seu crescimento, passa por dizer “adeus” a essa situação. Observe que uma parte de você não quer dizer “adeus”, não quer despedir-se dessa situação que, mesmo dando-lhe algo, talvez lhe impeça de tomar em suas mãos a sua própria vida e dar-se.
    Jesus nos mostra o caminho da Vida. O caminho para sua liberdade: livre para amar. Deste modo, escute em seu interior se o Espírito de Jesus lhe convida a dizer “adeus” ao que lhe imobiliza, ao que lhe impede de crescer humana e espiritualmente. Dialogue em paz com suas resistências e coloque-as na presença de Deus. Peça-Lhe força para dizer “adeus”.

2. Imagine um balão com o cesto simbolicamente cheio de tudo que você possui: eu material (propriedades, coisas, roupas, objetos...), eu corporal (corpo, saúde, energia...), eu social (prestígio, imagem, “fachada”, reconhecimento...), eu espiritual (virtudes, inteligência, qualidades...).
Você quer fazer uma viagem à sua verdade, sua liberdade, sua paz, mas não consegue se desapegar, elevar-se.
A qual aspecto de sua vida, você escolhe dizer “adeus”? O que você deixa ir primeiro, como impedimento para viajar?
Você chega à margem de um lago. Imagine Jesus caminhando com seus discípulos. Você para suavemente na praia. O que você carrega com você, ajuda-lhe a viver livre, em paz? Ajuda-lhe de verdade a servir aos outros? 

3. Oração com as mãos. Ante Deus: três gestos de suas mãos. Fechadas, possessivas, guardando o que você tem. Abertas, livres, disponíveis. Oferecidas, acolhedoras, sem possessividade, o que você precisa para sua Missão, dom agradecido de Deus. Observe se é custoso para você abrir suas mãos, se custa dizer “adeus” ao que você retém. 

4. Recorde, na presença de Deus, de três “adeuses” que você tenha pronunciado libertadoramente na sua vida. Aprenda com eles, observando se eles lhe ajudaram a encontrar-se com o melhor de você mesmo e lhe permitiram falar em paz com o Senhor.  

5. Peça Luz para saber com toda a sua pessoa, iluminada pela fé, qual “adeus” você necessita dar ou escolhe dizer agora em sua vida, para dar um passo para a sua maturidade autêntica, em relação aos outros, para o Outro. Imagine que o Senhor lhe dá força e lucidez para pronunciar esse “adeus”. Faça-o lentamente, saboreando sua liberdade e sua fidelidade ao real. Talvez lhe custe, mas pense e sinta que você é maior do que esse “adeus”. Reze e agradeça.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...