CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

terça-feira, 12 de julho de 2011

11. Autocompreensão

Uma das necessidades mais profundas do ser humano é a necessidade de compreender e compreender-se. O sentido do cosmos, da vida, da história, passa pela AUTOCOMPREENSÃO. Com a aparição evolutiva do homem na Terra, foram sendo encontrados vestígios dessa necessidade de autocompreender-se, de relacionar-se com sabedoria com tudo o que estava a sua volta, que o ultrapassa, e que pouco a pouco teve que transformar, adaptando-se a ele.

AUTOCOMPREENSÃO é tarefa cognitiva. Tem como fruto saber-se coerente: eliminar o acaso e a coincidência, não da história, mas  sim como fio condutor da existência. Poder sair do caos, da confusão e da falta de sentido, fazendo uma releitura adequada da realidade.

Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou” (Jo 6, 37-38).

Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo, 10, 10).

Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo” (Jo 17, 18).

“«Eu sou a ressurreição e a vida”. (Jo 11, 25)

 
Exercícios oracionais
1. Imagine-se sobre um escarpado íngreme, frente ao mar. Você desce lentamente por escadas talhadas na rocha. Chega a uma pequena praia e passeia, perguntando-se pelo sentido de sua vida. Você descobre uma gruta e entra nela, por uma passagem estreita. Ali, onde a gruta se alarga, você encontra um homem ou uma mulher de idade, com uma aparência sábia e bondosa. Você se aproxima e pergunta: “Quem sou eu de verdade? Para que estou na vida?” Empreste-lhe suas palavras e escute a sua resposta. Se você se distrair, repita as perguntas. Acolha a resposta mais profunda, buscando sua verdade. Você sai para a praia e encontra com Jesus, o Mestre. Você explica-Lhe o sentido de sua vida e ouve o seu. Deixe-se tocar por Sua resposta. Ele é a LUZ. Volte a subir as escadas e contemple o amplo horizonte.

2. Visualize uma sala ampla, duas estátuas representam você. Uma recebe luz, a outra está na sombra. Pergunte a você mesmo, se observando plasmado nelas: “Quem é este homem (esta mulher)? Observe as duas estátuas com atenção. Que dizem a você? O que você vê, o que intui: a luz, as sombras?...
3. Imagine que um ser de outro planeta chegue à Terra e queira ter uma ideia do que é um ser humano, conhecendo quem é você por dentro e por fora: o que você é e o que você faz, o que busca e o que acredita, o que impulsiona você a viver e o que freia você. O que poderia dizer do sentido da vida humana esse misterioso personagem, conhecendo você? O que ele diz coincide com o que você acredita? Você está de acordo com esse sentido da vida, da sua vida? Ela está impregnada da mensagem de Jesus?

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...