CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sábado, 16 de julho de 2011

13. Trabalho

Trabalhar é transformar algo, fazendo-me alguém. Se o trabalho é digno e justamente remunerado, operará em mim uma progressiva humanização, que me dará segurança, alento, responsabilidade e satisfação. É que o trabalho é uma linguagem da responsabilidade, da justiça e do amor, além de ser uma necessidade de sobrevivência autônoma.




Jesus então lhes disse: “Meu Pai continua trabalhando até agora e eu também trabalho” (Jo, 5, 17).

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou como responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo senhor o encontrar fazendo assim quando voltar. Eu garanto a vocês: ele colocará esse empregado à frente de todos os seus bens (Mt 24, 45-47).

O patrão disse: ‘Muito bem, empregado bom e fiel! Como você foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria’ (Mt 25, 23).


Exercícios oracionais

1. Verifique se, entre as palavras que brotam espontaneamente de seu corpo, a palavra TRABALHO ocupa um lugar. Observe se está harmonizada com outros níveis, com outras dimensões de sua vida pessoal. Qual posto ocupa? Veja se o trabalho flui do seu papel, de suas necessidades urgentes ou de sua pessoa, prolongando-se numa tarefa. Como você e os outros que trabalham com você são afetados em sua tarefa? Escute suas motivações e observe se o seu trabalho lhe permite sobreviver ou viver. Observe se você o assume e se você pode convertê-lo em missão.

2. Você produz, fabrica, cria? Observe como você se insere, através do trabalho, na sociedade humana. Você colabora, compete, oprime? Verifique se o seu trabalho dá vida a outras pessoas e a você mesmo. Contemple-se como um prolongamento da missão criadora de Deus. Por mais simples e humilde que seja o seu trabalho, acolha a sua dignidade e procure-a para os outros.

3. Aprenda com a sua maneira de descansar. Trabalhe em sua pessoa, ame, cresça. Nenhum homem ou mulher sem trabalho, nenhum trabalho que desumanize. Coloque o seu ócio como tarefa gratificante, compatível, humanizadora em todas as dimensões de sua pessoa relacional.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...