CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quarta-feira, 20 de julho de 2011

14. Dor


A dor é um dado da vida, um dos grandes desafios para a maturidade. Cedo ou tarde, não podemos evitar completamente a dor. A dor, com a solidão profunda que nos acompanha, é uma prova de fogo para a maturidade. A pessoa se consolida ao passar por ela ou se quebra em mil pedaços, estilhaçando o prazer, a alegria, o bem-estar, a saúde, a liberdade, o sentido da vida, a comunicação, etc. Ser maduro passa sempre por saber integrar a dor e o prazer.


Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto (Jo 12, 23-24).

Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, ela nem se lembra mais da aflição, porque fica alegre por ter posto um homem no mundo (Jo 16, 20-21).

Sabemos que a criação toda geme e sofre dores de parto até agora. E não somente ela, mas também nós, que possuímos os primeiros frutos do Espírito, gememos no íntimo, esperando a adoção, a libertação para o nosso corpo (Rom 8, 22-23).


Exercícios Oracionais

1.  Sentado no caminho de sua vida, deixe que passem por ele as dores que você padeceu. Escute a mensagem dessas dores. Não minimize-as. O que você aprendeu com elas sobre você, sobre sua vida, sobre a vida: Veja se você, com a sua mente, converteu essas dores em sofrimento que afetam não só a uma parte de sua vida, como toda a sua pessoa. Jesus médico, sinal do Reino; esperança na dor ou a partir da dor. Respeito, silêncio, confiança. Veja-O retirando de seu corpo essas dores presas e colocando-as nas suas mãos. Talvez elas continuem em você, mas contemple-as como dores de parto; do difícil parto da Vida. Acolha-as sem mascarar os seus mistérios; intua um sentido total de sua vida nelas ou apesar delas. Contemple em silêncio a amorosidade, na aparente falta de sentido de uma cruz injusta, vivida por um Homem justo e crente. O silêncio de Deus.

2. Deus criou você para a felicidade. É Seu sonho a seu respeito. A vida limitada, injusta, conturbada acarreta dores a você. Mas você é maior que a sua DOR. O amor de Deus, que criou você, e sua capacidade de amar podem dizer uma palavra definitiva – e muitos homens e mulheres a disseram – mais forte que a DOR.

3. Veja a DOR à sua volta. O que você pode fazer? Compaixão solidária. Estar com. Eleve a sua súplica ao Deus ausente que se acerca, na humanidade de Jesus, à DOR de sua humanidade total.

 

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...