CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quarta-feira, 6 de julho de 2011

8. Poder


A palavra PODER é ambígua. Ressoa em nós de formas diferentes, de acordo com nossa biografia e história psíquica e social. Conjugamos o verbo “poder” em muitas dimensões: pessoal, física, social, psicológica, econômica, política, etc. É um verbo que pertence ao radical humano, que nasce conosco e que demoramos muito a assumir e integrar.


Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: “Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?”. Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos”.  Depois Jesus pegou uma criança e colocou-a no meio deles. Abraçou a criança e disse: “Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a mim. E quem me receber, não estará recebendo a mim, mas àquele que me enviou”. (Mc 9, 33-37) 

Jesus chamou-os e disse: “Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos.  Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mc 10, 42-45) 

O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele. (Jo 3, 35) 

... Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a toalha que tinha na cintura (Jo 13, 5). 

... A um deu cinco talentos, a outro dois, e um ao terceiro: a cada qual de acordo com a própria capacidade. ... ‘Muito bem, empregado bom e fiel! Como você foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria’. (Mt 25, 15.21).

  

Exercícios oracionais 

1. Sente-se, diante de Deus, com muito PODER no plano ou planos que você escolher: Quem muda e como muda a sua vida? Como você se relaciona com as pessoas e com Deus, a partir do PODER? Você oprime, libera, respeita, serve de verdade? Você se sente com muito pouco PODER na sociedade, em sua vida: Como gostaria de ser tratado? O que muda diante do Senhor? Verifique se, mais ou menos conscientemente, você tem compulsões de onipotência ou se você se refugia em sua impotência. 

2. Recorde, oracionalmente, duas experiências: uma de submissão e dependência; outra de rebeldia e contradependência. Como você se relaciona com o PODER? Você tem atitudes maduras, na direção de uma pacífica e real autonomia? Contemple Jesus, o Homem, e sua relação com o PODER. Aprenda com o Seu testemunho de serviço, de amor liberador.

3. Deixe-se curar de todas as enfermidades pssicossociais do PODER. Jesus vai colocando Suas mãos sobre você e vai convertendo em Amor desce o início da história, suas pretensões de poder, sua sacralização do PODER. Veja aos outros como bons, valiosos, confiáveis, responsáveis.

 

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...