CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sexta-feira, 8 de julho de 2011

9. Perdão

PERDÃO tem a ver com a experiência das limitações próprias e alheias, com a inevitabilidade dos erros e a realidade de algumas culpas. Pronunciar esta palavra pode ser considerado em duas perspectivas diferentes: a de aprender a pedir perdão e a capacidade de dar perdão, de perdoar. Ambas são importantes, não por educação ou convenção social, mas porque  estão ligadas à paz e à reconciliação entre os seres humanos.



Javé passou diante de Moisés, proclamando: ‘Javé, Javé! Deus de compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade. Ele conserva seu amor por milhares de gerações, tolerando a falta, a transgressão e o pecado’” (Ex 34, 6-7a).

Ele perdoa suas culpas todas, e cura todos os seus males... Nunca nos trata conforme os nossos erros, nem nos devolve segundo as nossas culpas.  Como o céu se ergue por sobre a terra, seu amor se levanta por aqueles que o temem. ..   Como um pai é compassivo com seus filhos, Javé é compassivo com aqueles que o temem” (Sl 103, 3.10-11.13).

Mas de ti vem o perdão, e assim infundes respeito” (Sl 130, 4).

E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lc 15, 7).

Então se levantou, e foi ao encontro do pai. Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos” (Lc 15, 20).

Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam vocês” (Lc 6, 28).

Pedro aproximou-se de Jesus, e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’  Jesus respondeu: ‘Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete’” (Mt 18, 21-22). 


Exercícios oracionais


1. Coloque-se corporal e conscientemente diante de Deus, percorra os passos que levam você ao início da oração. Imagine que Jesus, enviado pelo Pai, com a força do Espírito, vem perdoar. É sua Missão? Transmitir à humanidade a energia amorosa e libertadora do PERDÃO. Visualize a grande fila dos que necessitam e querem chegar perto Dele. Chegue perto você também, para pedir e receber perdão. Observe seus sentimentos de culpa, as autocensuras que você se faz, de como custa a você se sentir amado, perdoado. Você chega até Jesus: não precisa dizer nada a Ele. Somente deixe-se olhar pelo Seu amor compassivo. Sua palavra recorda a você: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim os enfermos”. “Não vim para salvar os justos, mas aos pecadores”. “Há mais alegria no céu...”. Deixe-O cumprir sua missão: perdoar, dar Vida.
2. Imagine a chuva como vida para a terra. Apaga pisadas, faz crescer sementes, acalma a sede. Talvez a chuva que caiu em sua vida, além de correr em valas fecundas, tenha formado um charco que, com a terra, parece sujo. Perceba como esse charco pode refletir a lua, de modo similar à água cristalina. Fixe o seu olhar na lua, não no charco. Aceite este maravilhoso milagre. Em sua vida, não se especialize no negativo; olhe o positivo: se você souber fazer essa leitura, falará a você de amor, de Deus.

3. Deixe que Deus aumente a sua capacidade de perdoar. Que Ele decida a relação com os que fizeram mal a você. Se você se sente capaz de perdoar, coloque a essas pessoas nas mãos de Deus, em Seu coração, já que não cabem no seu. Coloque a sua capacidade de perdoar no coração do Pai de todos. Balbucie o seu desejo de liberar aos outros, como você já foi liberado. Aceite que em seu campo existe trigo e joio.

4. Escute de alguma pessoa a palavra PERDÃO. Acredite nela. Saiba que você é maior que as suas culpas e erros. Aceite e acolha a Vida que lhe é oferecida. Compartilhe-a.


Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...