CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

terça-feira, 23 de agosto de 2011

22. Verdade

A VERDADE é o respeito ao real. Nossa palavra diz verdade quando se ajusta objetivamente à realidade, à experiência descrita ou expressa. Palavra verdadeira e experiência autêntica se conectam para produzir a verdade que nos diz, e transmite ao outro uma informação justa.

Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade (Jo 4, 23).

Então Jesus disse para as autoridades dos judeus que tinham acreditado nele: “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês.” (Jo 8, 31-32).

Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e, no entanto, andamos em trevas, somos mentirosos e não pomos em prática a Verdade (1Jo 1,6).


Estruturas oracionais

1. Verdade, em linguagem bíblica, frequentemente equivale a “fidelidade”. A VERDADE é a fidelidade de Deus ao seu povo. Necessitamos verdades, verdade para viver. Repasse três ou quatro verdades básicas em sua vida, que lhe permitem caminhar pela existência. Perceba que fidelidade elas geram: Fidelidade a que e a quem? Assuma, se você puder fazer isso, essas verdades como suas. Contemple de onde elas procedem, se lhe dão vida, se dão vida a outros, se motivam e fundamentam a sua capacidade de amar.

2. Você se sente condicionado por tantas realidades da vida... Contemple a liberdade que Deus tem colocado em você. A verdade o(a) fará livre. Em que consiste a sua liberdade? O que a mantém coerentemente livre? Formule um “credo” que seja para você fonte de verdade, de vida, de ação de graças.

3. Os que conhecem você vêem sua vida e escutam as suas motivações. Que verdades reconheceriam em você? Podem servir a eles para encontrar as suas próprias verdades? Imagine que, com profundo respeito, você exponha as suas verdades a outra pessoa. Você seria capaz de conviver com ela, mesmo que ela tenha crenças diferentes das suas? Você pode conviver com a dúvida que, na condição humana, acompanha a nossa verdade, sem se sentir culpado ou mal? Acolha a sua realidade e apresente-a a Deus como a sua pequena, humilde e aberta verdade.


Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...