CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sábado, 27 de agosto de 2011

24. Liberdade


Negativamente, LIBERDADE seria a ausência de determinantes. Uma pessoa seria livre quando não estivesse fatalmente determinada para realizar suas ações, quando não estivesse submetida a pressões que a impediram de decidir por si mesma.


“O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor até mesmo do sábado” (Mc 2, 27).
Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres (Jo 8, 36).
Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão (Gal 5,1).


Exercícios oracionais


1. Visualize um patamar de escada, em frente a um velho sótão. Você quer entrar no sótão dessa casa antiga, mas a porta está obstruída por uma porção de trastes velhos. Procure suas raízes, suas lembranças. Você precisa ir retirando os obstáculos para chegar ao sótão. Cada traste irá simbolizar uma dificuldade experimentada por você, para ser livre. Vá identificando simbolicamente as travas que condicionaram o seu caminho até a liberdade: um baú velho, uns livros, um cabideiro... Depois que você tiver removido os condicionantes da sua liberdade, abra a porta e entre em um cômodo que recebe luz através de uma claraboia.  Ali você encontra uma mensagem: “Sua liberdade não está aqui; estava no seu esforço em retirar os obstáculos, por ser consciente de sua motivação, por tratar com todas as suas forças de consegui-la”. A liberdade é processo existencial, é energia, é liberação. Deixe-se liberar por Cristo. Livre de e livre para: para amar, para o Bem. Respire, acolhendo sua liberdade situada, real, libertadora.

2. Imagine que o Senhor, ao modelar o seu coração, coloca nele uma semente de liberdade, para que vá crescendo com você. Acolha-a como um dom e uma tarefa. Imagine que no curso dos anos, o Senhor encontra você e lhe pergunta o que você fez com a sua liberdade, aquela que Ele plantou em seu coração, a que Ele regou com seu respeito e presença. Receba essa pergunta como ajuda em seu processo de liberação pessoal e social. Descubra, se for assim, como você perdeu a sua liberdade: quando decidi... pensei... fiz... procurei fazer... vivi... Talvez você tenha ido deixando pedaços de liberdade, como farrapos, no caminho de sua vida. Conscientize-se disso e receba de Deus um novo impulso de liberdade. Jesus, Mestre, educa a sua liberdade, que esteve sempre no coração do Pai como fonte. Visualize como o Pai-Mãe abraça o seu cansaço, seu desânimo, como liberta você de suas escravidões. Agora você pode liberar a outros, ensinar-lhes o Caminho até a liberdade que se plenifica no Amor.

3. O Senhor pergunta a você: “Para que você quer ser livre? O que você vai fazer com a sua irrenunciável liberdade? Eu criei você livre, com um sonho que afeta a sua pessoa, a suas relações, a toda sua humanidade”. Expresse seus desejos mais profundos e comprove se realmente ampliam a sua liberdade humana; se respeitam a liberdade de outros; se liberam a outros de suas escravidões e opressões. Peça ao Senhor que coloque limites aos que vão pela vida recortando liberdades em seu próprio proveito e testemunhe ante eles que “para a liberdade nos libertou Cristo”. Coloque amor não só em sua liberdade e sonhe com Deus e seu Reinado de homens e mulheres livres.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...