CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

terça-feira, 2 de agosto de 2011

16. Ter

     



TER é uma palavra necessária e perigosa. Temos de pronunciá-la frequentemente na vida, mas, atenção!, devemos aprender a fazer isso de maneira prudente e realista.





Recebi de Javé a seguinte mensagem: “Criatura humana, diga ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Javé: O orgulho se apoderou do seu coração e você disse: ‘Eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar’. Mas você é apenas homem e não deus. Você acreditava que era igual aos deuses. Você, de fato, é mais sábio que Daniel, e nenhum mistério é obscuro para você. Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Sua esperteza no comércio é tão grande, que você multiplicou a sua fortuna e se elevou com a força da riqueza (Ez 1-5).

 
Mas, ai de vocês, os ricos, porque já têm a sua consolação! Ai de vocês, que agora têm fartura, porque vão passar fome! Ai de vocês, que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar! (Lc 6, 24-25).
Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico (Mt 10, 22).

“Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6, 19-21).

Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos (Tg 5, 2-4).



Exercícios oracionais

1. Veja se o que você tem e o que não tem em sua vida é obstáculo para o seu crescimento pessoal como homem/mulher cristão/ã. Com paz, não dialogando com você, mas com o Deus de Jesus, peça liberdade diante das coisas. Que as posses, sem que dominem você, sirvam-lhe de verdade para servir, sem apegos nem presunções. Distinga o que é necessário do que é supérfluo: o que aproxima mais você dos demais, dos mais simples, o que separa você deles. Contemple como Jesus se relacionou com o TER, a partir de sua pobreza. Você usa, depende, sente apego, compartilha? Deus quer você livre “de” e livre “para”.

2. Recorde momentos ou situações de bem-estar; observe com lucidez, diante de Deus, se esse bem-estar acarreta “bem-ser” a você. Peça o que você precisa ou deseja para viver, com paz, relacionalmente, e alegre-se se o Senhor concede isso a você, de suas pequenas ou grandes renúncias, nascidas da justiça e do amor misericordioso.

3. Imagine um mercado mágico, onde você pode comprar, sem dinheiro, aquilo que você precisa para ser pessoa, para ser verdadeiramente humano, acreditar-se verdadeiramente seguidor de Jesus. Busque ali, simbolicamente, o que você acredita que vai ajudar você em seu projeto vital. O que você compra? Mostre a Jesus as suas necessidades, valores, desejos e observe, com a sua fé iluminada pelo amor, se você pode compartilhar com Ele.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...