CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sábado, 25 de junho de 2011

3. Não


A palavra NÃO é das mais difíceis para algumas pessoas e em sua aprendizagem pode empregar-se vários anos. NÃO é uma negação, limite, ruptura, rejeição. NÃO é liberdade, definição de limites. A palavra “não” nos protege de determinismos e fatalismos. Nessa palavra balbuciamos nossa independência e autonomia, protegemos nossa limitada mesmice.



Se lhe somos infiéis (se lhe dizemos “não”), ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2Tim 2, 13). “Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não” (Mt 5,37).


Exercícios oracionais

1. Recorde três vezes significativas que você disse em sua vida a palavra “não”. Você viveu isso com agressividade? Você pôde dizê-la com assertividade serena, colocando claramente limites? Permita-se assumir esta palavra em seu vocabulário humano e cristão. Deus a dá de presente a você para proteger sua liberdade, para afirmar seus limites, para poder escolher. Se o seu coração a sugere, peça ao Senhor a capacidade lúcida de saber dizer “não”.

2. Relacione-se com amor, ao menos respeitosamente, com duas ou três pessoas ou alguma instituição às quais necessite dizer “não” por fidelidade a você mesmo, à vida real, a Deus. Observe se você pode dizê-la tendo um “sim” para uma pessoa e um “não” para a demanda ou exigência concreta que não é coerente com sua vida e seu amor verdadeiro, com sua fé e sua disponibilidade a partir dela. 
3. Oração com as mãos. Em silêncio, diante de Deus, com as mãos abertas. Imagine que o Senhor coloca nelas, repetidas vezes a palavra “não”. Onde você quer coloca-la? Em que lugar de sua vida essa palavra seria um presente de liberdade, paz? 

4. Com fé, diante de Deus, sinta a quem ou a que você escolhe dizer “não” em sua existência concreta, cotidiana, para ser o melhor de sua verdade de você mesmo. Peça amor, sabedoria, liberdade para dizer com firmeza pacífica essa palavra libertadora, reconhecedora de seus limites e possibilidades. Pronuncie lentamente, como se você a dissesse a essas pessoas, experiências, situações. Conscientize-se de que ser você mesmo supõe necessariamente passar pelo “não” sem culpabilidades nem autorreprovações. 

5. À beira do caminho, você vê Jesus passar. O homem que disse “sim” ao Pai e ao melhor de cada homem, e “não” a todo o que maltratava a criação, injustiçava aos homens ou os marginalizava da justiça e do amor misericordioso. Ele lhe diz: “Se você quer ser meu discípulo, terá que escolher dizer “não” a...” Seja consciente do que lhe custa dizer “não”: benefícios que você perde, tensões que se criam...; mas atreva-se a dizer “não” com amor, com esperança de Vida. 

6. Conscientize-se de sua postura corporal. Exercite a fé para pedir ao Senhor que esta busca de sua maneira de utilizar a palavra “não” seja uma busca oracional, lúcida, realista-crente. Que seu pensamento, seu sentimento, sua introspecção se convertam com sua presença atuante em oração. 

Conscientize-se agora, muito em contato consigo mesmo, de como você utiliza a palavra “não”: é fácil, difícil, frequente, raro? Lembre-se dos momentos mais significativos, nos quais você escolheu dizer “não”: como você se sentiu diante de você mesmo e diante dos outros? Sinta o sabor que a palavra “não” geralmente deixa em seus lábios e em seus sentimentos. 
Observe agora como você normalmente escuta dos outros a palavra “não”, quando interfere com seus interesses, seus desejos, suas expectativas. Você a respeita, a acolhe, a exclui, a pune? Como você se relaciona com a palavra “não” dita por outra pessoa a você? 

Imagine agora que o Senhor Deus Criador equipa você com a palavra “não”, para assegurar que você caminhe com liberdade, na verdade, sendo você mesmo realmente. A quais três ou quatro situações ou pessoas você escolheria dizer “não”, para que sua vida fosse mais coerente, mais livre, mais capaz de amar verdadeiramente? Quais três ou quatro “nãos” você diria para assegurar a verdade operacional de sua vida? A quem você a diria? 

Aproxime-se da experiência humana de Jesus. Para ser coerente com sua vocação, sua pessoa, sua tarefa, Jesus teve que escolher e escolheu dizer “não” muitas vezes em sua vida. Peça ao Senhor Jesus que lhe ensine a dizer NÃO como Ele soube dizer NÃO. Imagine como Jesus disse NÃO e a quem disse NÃO, para que lhe ensine a juntar verdade, liberdade, amor, justiça e paz. Peça-Lhe que seja o Mestre de sua maneira de dizer NÃO e de sua atitude ao dizê-lo. 

Peça agora três “nãos” a Jesus, para aplica-los em sua vida, a situações, experiências ou pessoas que lhe distraem ou podem lhe distrair do Reino de Deus. A que três situações você poderia dizer “não” (neste momento de sua vida) para se sentir mais feliz? 

Termine serena e pacificamente sua oração, pedindo ao Senhor luz , amor, verdade e força para dizer “não”, para poder caminhar na história de seu seguimento como coerência para você mesmo. Que o “não” implique de verdade, luz, amor, misericórdia, justiça: tudo o que lhe faz pessoa e pode oferecer a outra pessoa uma pista de crescimento.  

Respire fundo um par de vezes.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto parcialmente traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...