CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quinta-feira, 30 de junho de 2011

5. Eu





A palavra EU simboliza minha identidade, reconhece minha unicidade, expressa corporalmente minha presença.


Eu sou o bom pastor: reconheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas” (Jo 10, 14-15).

O Pai e eu somos um” (Jo 10, 30).

Fiquem unidos a mim e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 4-5).

Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20).


Exercícios oracionais
 
1. Aceite, em silêncio acolhedor, ser em corpo e espírito como argila nas mãos do oleiro. Deus Criador criando você: corpo, mente, coração, espírito. Dando-lhe Seu alento vital. “Quero que seja você mesmo/a”. “Formarei você com tudo o que você precisa para que possa viver, como homem ou como mulher, fiel ao seu ser, sua verdade única, irrepetível, e aberto aos outros, a mim, Seu Criador”. Acolha o seu Eu como símbolo de tudo o que você é, dê unidade ao seu ser. Receba-se de Deus e sinta que ao dizer EU, você não está afirmando nada absoluto, mas alguém criado, amado, responsabilizado por seu próprio cultivo, que no amor, está aberto aos outros. Deixe-se seguir criando, amando para poder amar. Então o seu EU será humano, autêntico, fiel a seu ser.

 
2. Como você cuida, protege, “rega” o seu EU material, corporal, social, espiritual? O que você faz para cultivá-lo, aberto aos demais? Quem se beneficia do fato de que você existe? Escolha três qualidades do seu Eu, aquelas que deixam você mais satisfeito. Observe o fruto que dão na vida. Se o seu coração lhe inspira, dê graças.


3. Com a luz do Senhor, para você se proteger de autoenganos, avalie se o seu EU se constrói como absoluto, se é o centro do seu universo pessoal, se quer invadir egocentricamente espaços sociais e pessoas. Observe se é infantil, caprichoso, possessivo; se atua chamando a atenção, solicitando os cuidados e a admiração de outros. Peça ao Senhor a graça profunda de esvaziar-se de si mesmo, de dar lugar a Ele e aos demais, de se descentrar de seu pequeno “eu” e abrir-se aos demais e a suas necessidades com um amor verdadeiro, que transcenda seu Eu. Se você experimentar isso, reconheça a ação de Deus em Jesus, no centro de sua pessoa.


Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...