Ou, então, já percebeu alguma vez em seu íntimo a insatisfação por aquilo que faz, pelo que você é?
Se assim for, ficará feliz por encontrar uma fórmula que lhe dê a plenitude com que tando você sonha: algo que não deixe saudades de dias que se vão semivazios...
Há uma frase no Evangelho que faz pensar e que, se entendida nem que seja um pouco, faz vibrar de alegria. Nela está condensado o que devemos fazer na vida. Ela resume toda lei que Deus imprimiu no fundo do coração de cada homem.
Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.
Ela se chama "regra de ouro".
Foi Cristo quem a trouxe, mas já era universalmente conhecida. O Antigo Testamento a trazia. Sêneca a conhecia e o chinês Confúcio, no Oriente, a repetia. E outros ainda. Isso mostra o quanto ela importa a Deus e como ele quer que todos os homens façam dela a norma de suas vidas.
É linda de ler e ecoa como um slogan.
Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.
Amemos assim cada próximo que encontramos no correr do dia.
Imaginemos estar na sua situação e tratemo-lo como gostaríamos de ser tratados em seu lugar.
A voz de Deus, que mora dentro de nós, haverá de nos sugerir a expressão de amor adequada a cada circunstância.
Ele está com fome? Estou com fome eu - pensemos. E demos a ele de comer.
Sofre injustiça? Sou eu que a sofro!
Está nas trevas e na dúvida? Sou eu que estou. E lhe digamos palavras de conforto e dividamos com ele suas angústias e não tenhamos sossego enquanto ele não se sentir iluminado e aliviado. Nós quereríamos ser tratados assim.
É alguém com deficiência física? Quero até quase sentir em meu corpo e em meu coração a sua deficiencia e o meu amor haverá de me sugerir o recurso certo para fazer que se sinta igual aos outros, aliás, como uma graça a mais, pois nós cristãos sabemos o valor do sofrimento.
E assim com todos, sem discriminação alguma entre simpático e antipático, entre jovem e ancião, entre amigo e inimigo, entre compatriota e estrangeiro, entre bonito e feio... O Evangelho quer realmente dizer TODOS.
(...)
Um dia passado assim vale uma vida. E, à noite, não nos reconheceremos mais a nós mesmos. Uma alegria jamais sentida nos invadirá. Uma força de apoderará de nós. Deus estará conosco, porque ele está com aqueles que amam.
Os dias se seguirão plenos.
(...)
A esperança renascerá.
Chiara Lubich
Palavra de Vida, jul 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário