CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

19. Culpa




A culpabilidade é um fenômeno psicológico universal. Muitas vezes é tão intensa e está tão estendida que afeta a uma infinidade de homens e mulheres, enredados na teia de aranha deste sentimento pegajoso e capaz de fazer adoecer. Sentir-se culpado é fazer a agressividade voltar-se contra si mesmo.


Ele perdoa suas culpas todas e cura todos os seus males... Javé é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor... nem nos devolve segundo as nossas culpas. Como um pai é compassivo com seus filhos, Javé é compassivo com aqueles que o temem. Porque ele conhece a nossa estrutura, ele se lembra do pós que somos nós (Sl 103).


De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele (Jo 3, 17).



Exercícios oracionais


1. Olhe, diante do Senhor, se você se sente culpado, se experimenta sentimentos dolorosos de culpabilidade. Você sabe que, em grande parte, a culpabilidade é uma enfermidade. Coloque-a ante Deus para ser curado(a). Observe se a sua consciência culpada é compatível com a realidade mais profunda; se ela responde a regras de conduta ou atitudes verdadeiramente autônomas, promulgadas livremente em sua reta consciência. Pede luz para saber se é induzida de fora, não da sua liberdade e da sua verdade. Acredite-se pecador, amigo de Jesus, salvo pela Páscoa de Deus na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Peça graça para converter-se a Ele de todo coração, sem deixar que as autoagressões pretendam reparar a culpa. Deixe-se salvar com ação de graças.


2. Observe, com a luz que o Senhor lhe dá, se a sua culpabilidade vem de longe: de um tabu irracional, porém, magicamente atuante; de um narcisismo ferido, da falta de resposta às expectativas do ambiente: da falta de autoestima; de um sadio amor por você mesmo(a); da lei, embora ela não seja percebida por você como signo do bem comum, etc. Dizer “sou pecador” é afirmar “tenho necessidade de ti, Senhor; não Se afaste de mim!. Acredite no amor de Deus, manifestado em Jesus e acolha-se confiadamente a Ele.


3. Se você experimenta a necessidade de perdão, acolha-o da Cruz de Cristo, da Vida do Ressuscitado. Ofereça-lhe o seu contentamento, a sua volta ao lar amoroso do Pai. Aprenda com Ele a ser um canal de misericórdia para outros. Nasça de novo. Deixe-se reconciliar por Deus e se converta em um agente de reconciliação humana. Respire, em silêncio, a paz que Ele lhe dá.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...