CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

domingo, 14 de agosto de 2011

20. Compartilhar

     É difícil, quase impossível, ser maduro se não formos configurando em nossa pessoa a atitude de compartilhar, na vida. "COMPARTILHAR" significa relação, justiça, generosidade, atenção ao outro, solidariedade. O meu se faz nosso, em uma relação que gera um "nós" e passa pelo realismo do tangível.

Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram (Mt 14, 19-20).

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’ (Mt 25, 34-36).
Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas (At 2, 44)
Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: «Vão em paz, se aqueçam e comam bastante»; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? (Tg, 2, 15-16)

Exercícios oracionais
1. Recorde as três pessoas que tenham compartilhado algo com você. Como foi? O que você sentiu? Tome consciência do que você pode compartilhar. Você se dispõe a dar? Você se sente mais livre ao compartilhar? O que você aprende de você mesmo, do outro? O que você recebeu, ainda que não tivesse essa pretensão? Você encontrou a Deus ao compartilhar? Peça graça para ir mais além do seu ego; não se prive dessa presença dessa alegria.

2. Pendurado na porta de sua casa, existe um letreiro: "Compartilha-se". Entre os que aparecem, naqueles que aparecem, está Jesus. Como você os recebe? O que você recebe? A quem recebe? Uma grande fila de pessoas vai entrando em sua cabeça, corpo, coração, espírito: O que encontram em você para tornarem-se mais humanos? Aproxime-se você, necessitado, de Jesus, que quer compartilhar tudo com você. Acolha-O em sua vida, na vida. Sinta que, sobretudo, ele se dá a Si mesmo.

3. Da sua pobreza, sua incompreensão, sua solidão, estenda suas mãos para poder receber o que os outros querem compartilhar com você. Compartihe uma verdade, uma esperança, um amor. Se você está vivo, ame: compartilhe. Termine compartilhando um segredo seu com o Senhor: "Tu me sondas e me conheces", me amas. Respire sossegadamente, como liberado de um grande peso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...