CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

terça-feira, 30 de agosto de 2011

25. Sabedoria


Sabedoria é lucidez e força para viver a realidade, para ser você mesmo, para saber relacionar-se, para compreender e, sobretudo, para compreender-se no mais fundo, de uma maneira autêntica e profunda.

 

Pois a Escritura diz: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.  Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o argumentador deste mundo? Por acaso, Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? De fato, quando Deus mostrou a sua sabedoria, o mundo não reconheceu a Deus através da sabedoria. Por isso através da loucura que pregamos, Deus quis salvar os que acreditam. Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado... A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (1Cor 1, 19-23.25).

Deus dos pais e Senhor de misericórdia, tudo criaste com a tua palavra! Com a tua sabedoria formaste o homem para dominar as criaturas que fizeste, para governar o mundo com santidade e justiça, e exercer o julgamento com retidão de alma. Concede-me a sabedoria, que está entronizada ao teu lado, e não me excluas do número de teus filhos. Eu sou teu servo, filho de tua serva, homem fraco e de vida breve, incapaz de compreender a justiça e as leis. Mesmo que alguém fosse o mais perfeito dos homens, se lhe faltasse a sabedoria que provém de ti, ele de nada valeria. (...) Contigo está a sabedoria... Ela sabe o que é agradável aos teus olhos ...  Manda a sabedoria desde o céu santo... (Sb 9, 1-6.9-10)


Exercícios oracionais


1. Coloque-se em contato com três experiências que tenham sido para você fonte de SABEDORIA. Três experiências situadas no tempo e no espaço, que tenham dado a você uma luz para caminhar, para se relacionar com os acontecimentos e as pessoas, para amar. Perceba como, através delas, você estava se colocando em comunicação com Deus, fonte da sabedoria. Imagine que Jesus, o Mestre, ensina-lhe a obter sabedoria de seus próprios erros. Ele é paciente em seus ensinamentos e você em sua aprendizagem. Escuta e aprenda. Alegre-se com a sabedoria e compartilhe-a com quem quiser aceita-la e vive-la.


2. Imagine que você está fazendo uma peregrinação pela vida, em busca de SABEDORIA. Você deseja ser uma pessoa que caminha sabiamente pela vida. Coloca-se a caminho e avista adiante, um povo. Você bate na primeira porta; ali vive um comerciante rico, que está disposto a ensinar a você como foi que ele acumulou riquezas. Observe se o que ele ensina a você serve-lhe para ser sábio, para viver com felicidade a sua própria vida. Procure discernir, agradeça as palavras que ele lhe disse e despeça-se.
Você bate à segunda porta: é uma casa de pedra, antiga, com um escudo no muro. Ali vive um herói. Também a ele, você pergunta pela sabedoria e escuta a experiência dele. Confronte-a com a sua vida e observe se é isso o que você busca.
Você vai à terceira porta e chama. É a casa de um intelectual, rodeado de livros de todas as ciências. Ele transmite a você os seus saberes, as suas investigações, as ideias que tem a respeito do ser humano, fala de sua filosofia de vida. Escute-o para saber se os seus ensinamentos ajudam você a ser pessoa, a viver e dar vida.
Você entra na quarta casa; simples, pobre, onde vive uma pessoa considerada muito religiosa. Pergunte a ela e escute suas palavras respeitosamente; olhe sua vida. Perceba se isso e o que você busca de verdade.
Por fim, você chega à quinta casa, onde vive uma família simples, de camponeses; não sabem dizer muito sobre sabedoria, mas convidam você para descansar, comer e compartilhar com eles. São pobres e acolhem você em sua pobreza. Você se dá conta do que necessita. Observe o que você aprendeu para sua vida. Pergunte ao Senhor o que ele tem querido lhe dizer através dos outros, o que tem querido lhe ensinar.


3. Peça ao Senhor uma SABEDORIA integra, que se atualize pelo amor. A sabedoria de Deus em Jesus. Veja-se recebendo essa sabedoria em seu corpo, em seus sentidos, em sua mente, em seu coração, em seu espírito. Olhando e contemplando a Jesus, admire a Sua Sabedoria e deixe que o seu ser e o seu agir fique embebido dela. Deseje-a. Sabedoria de viver, de se alegrar, passar pela dor e pela morte. Sabedora que fala a você de Vida eterna agora, em seu tempo esperançado. Perceba se a sabedoria que você tem lhe torna mais próximo dos mais simples; se ela é compreendida por eles; se, levado por ela, você está aprendendo a amar, crer, criar, esperar. Se é uma sabedoria recebida e compartilhada, que libera e ilumina. Se você pretende, não que vejam a sua sabedoria, mas que compreendam com a Sabedoria e tenham vida em seu nome.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...