CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

26. Corpo





O CORPO não é somente a unidade de meus membros, mas a presença de minha pessoa. Em outras culturas, mais que corpo e alma, fala-se de coração e de homem e mulher corporais, inteiramente carne, ou de homem e mulher inteiramente espirituais em seu corpo.
O corpo é relação com a natureza, forma parte do universo natural em sua estrutura psicobiológica. A perda da harmonia corporal leva a esquecer do corpo, a maltratar o corpo.



Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus? (1Cor 6, 19)

De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e, no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo (1Cor 12, 12).

Irmãos, pela misericórdia de Deus, peço que vocês ofereçam os próprios corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esse é o culto autêntico de vocês (Rom 12, 1).

Como você é bela, minha amada, como você é bela!... (Cant 4, 1)


Exercícios oracionais

1. Relaxadamente, escute suas sensações corporais. Dos pés à cabeça, vá acolhendo atentamente as mensagens de seu corpo: tensões, doenças, bem-estar... Observe quais palavras brotam de suas sensações corporais. Cada experiência pessoal é também corporal. Nomeie com palavras a linguagem de seu corpo. Identifique-se com ele. Unifique-se com ele. Eu sou meu corpo; muito mais que meu corpo, mas em meu corpo. Aceite-o com amor e, se o seu coração sugerir a você, dê graças a Deus por seu corpo.

2. Escute as queixas de seu corpo, suas censuras à sua maneira de tratá-lo. Perceba suas necessidades, criadas por Deus: suas possibilidades e seus limites. Presenteie-o com o descanso que necessita. Dialogue com ele. Observe suas exigências mal aprendidas e eduque-o com paciência e amor. Olhe ao seu redor e veja como você se relaciona com os corpos de seus semelhantes: homens e mulheres, crianças e idosos. Perceba se você é capaz de respeitá-los, amá-los, cuidá-los, sabendo que são seus corpos... e muito mais que seus corpos. Aprenda sua linguagem corporal, para que seu corpo não somatize o que seu espírito recusa. Unifique-o com você e reconcilie-se com ele.

3. Peça a Deus que seu corpo seja epifania de sua pessoa. Que expresse, que comunique o que você quer dizer à vida, aos outros. Sua linguagem não-verbal é expressão de suas mensagens. Responsabilize-se por elas e encarne-as em seus gestos. Escute o sofrimento de tantos corpos, de tantas pessoas e atenda-as como corporalmente espirituais, como espiritualmente corporais. Alargue sua visão para a unidade do Corpo de Cristo, do qual todos formamos parte. Que o seu amor veja ao outro como sua própria carne, na alegria e na dor. Que seu corpo deixe a pegada existencial da verdade de seu espírito, o Espírito. Olhe o corpo de Jesus, revelação do amor do Pai, solidariedade com o humano, verdade do humano. Adore e confie.

Estruturas de oração que podem ajudar a amadurecer como pessoa e como cristão

Texto traduzido, do livro

Unificación personal y experiencia cristiana - Vivir y orar con la sabiduría del corazón,

de José Antonio García-Monge, SJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...