CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

30. Escolher


O processo vital, quando segue um desenvolvimento autêntico, passa pelo ato de ESCOLHER, eleger.

Escolher minha vida vai ser o ato de consciência live, base de minha identidade adulta. É escolhendo que nos fazemos pessoas.








"Veja: hoje eu estou colocando diante de você a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se você obedecer aos mandamentos de Javé seu Deus, que hoje lhe ordeno, amando a Javé seu Deus, andando em seus caminhos e observando os seus mandamentos, estatutos e normas, você viverá e se multiplicará. Javé seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela.  Todavia, se o seu coração se desviar e você não obedecer, se você se deixar seduzir e adorar e servir a outros deuses,  eu hoje lhe declaro: é certo que vocês perecerão! Vocês não prolongarão seus dias sobre a terra, onde estão entrando, ao atravessar o Jordão, para dela tomar posse. Hoje eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver" (Dt 30, 15-19).

"Portanto, procurem agir de acordo com todas as coisas que Javé seu Deus lhes manda. Não se desviem nem para a direita nem para a esquerda. Sigam o caminho que Javé seu Deus lhes ordenou, para que vivam" (Dt 5, 32-33).

"Meu filho, escute e receba os meus conselhos, e eles multiplicarão os anos de sua vida. Estou lhe mostrando o caminho da sabedoria e guiando você pelas trilhas da retidão" (Prov 4, 10-11)

"Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas" (Mt 6, 33).

"Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6, 24).


Exercícios oracionais

1. Deixe que venham à sua memória duas ou três encruzilhadas da sua vida. Momentos importantes nos quais você teve que escolher. Visualize como você se sentia anates e depois de haver escolhido. Tome consciência das influências que aconteceram. Recorde se, apesar delas, você pôde dizer com liberdade sua palavra. O que você aprende com suas próprias decisões? Que experiência de paz ou inquietude deixaram em você? Como você as elaborou: motivações, capacidades, valores, vida, amor verdadeiro, autenticidade, riscos...? Coloque-as perante Deus e observe se, a partir delas, você encontra em paz o Senhor da vida, da sua vida.

2. Conscientize-se de que você está programado: patrimônio genético, aprendizagens da infância, pressão do ambiente... Programado, mas não determinado. Acolha a pequena liberdade, lúcida e consciente, que você necessita para se fazer pessoa, escolhendo. A partir de sua opção fundamental pelo Deus de Jesus e seu reinado, observe a coerência ou incoerência de pequenas ou grandes escolhas que vão alinhavando a sua vida pessoal e social. Passe pelo ético e chegue até a presença misteriosamente amorosa de Deus, para "caminhar em sua presença, em santidade e justiça, todos os dias de sua vida". Se sua fé dá fortaleza a você, decida não escolher nada que você não possa compartilhar com Jesus, que desumanize você ou que deteriore os demais. Jesus elege a vida, a Vida, e você está nela historicamente, para ser libertado por sua escolha, pelo amor que a impulsiona, pelo Deus que a habita.

3. O Senhor convoca você em suas escolhas geradoras de vida. Comprove se você é capaz de assumir a renúncia implícita em cada escolha. Alegre-se de poder fazer isso. Contemple e reconheça: "Foi o Senhor quem o fez". Crie sua vida e deixe-se criar por ela. Se você acredita que o Amor é Deus, que vem de Deus, seja Ele o peso decisivo de suas escolhas. Um amor com a sabedoria do coração.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...