CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Contentamento

   Contentamento é como um rio subterrâneo, cujo curso simplesmente não pode ser intimidado. Na superfície, as pessoas pisoteiam, empurram, puxam, arrastam; o solo é rachado ou abandonado, mas abaixo, o rio está fluindo. Mesmo que em algum ponto seja apenas um fio de água na escuridão.
     A água no nível do solo corre sempre o risco de ser poluída ou de secar, de ser utilizada, bebida, extraída, mas a água subterrânea é impenetrável. Com o contentamento ocorre o mesmo. Ele é um movimento constante e invisível para frente. Não é indiferente aos desafios, mas quando a paisagem da mente, a superfície da vida passa por algum tumulto, o rio responde, muda, escoa e inunda, embora continue invisível. Ele simplesmente nunca seca.
   Um entendimento profundo é necessário para que alguém permaneça contente: a necessidade de conhecer e de suavemente antecipar os movimentos da mente e também sentir a atração que reside além de tudo. Contentamento é um estudo da vida e não apenas uma branda aceitação dela. As pessoas dizem: "Não pensem demais", mas para sermos contentes precisamos gostar de pensar muito profundamente, observar muito cuidadosamente, responder muito calmamente, movimentarmo-nos com os tempos. E mais do que tudo, a água precisa da força da correnteza para passar pelas estranhas curvas e solavancos do subconsciente. Sem a corrente, pode haver inteligência, mas haverá sempre depressão, uma sensação de que você pode simplesmente estagnar.
    A corrente é a força espiritual.

Do livro Beleza interior - O livro das Virtudes, de Anthea Church

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...