Então, respeito é manter-se equidistante entre força e fraqueza. Sem chamar a atenção diretamente para a força, mas suavemente realçá-la dando-lhe uma tarefa. Não dizer para uma criança: você é um pintor maravilhoso - mas apenas dar-lhe papel e pincéis; não dizer: você é um pintor sem futuro, mas apenas dar-lhe papel e, em vez de pincéis, canetas. Nunca ignorar a fraqueza, pois isso é desrespeito; apenas oferecer um enfoque diferente.
Onde há respeito verdadeiro há o entendimento de que as habilidades estão constantemente mudando e que, às vezes, somente onde há luz é que algo torna-se visível. Isso não quer dizer que há um vazio onde o sol não está brilhando; apenas que existe algo abrigado na sombra. Simplesmente nunca se sabe o que existe ali, então é melhor não destruir ao categorizar alguém.
O respeito é muito refrescante porque valoriza o espaço e sabe que, embora o amor traga equilíbrio, todo mundo precisa de tempo, de uma pausa, de uma chance para respirar calmamente, sozinho. Ele o impede de aproximar-se rápido demais e permite que as pessoas cresçam no seu próprio ritmo. O respeito nunca instiga e apenas golpeia onde existe força para resistir.
Respeitar coisas é tão proveitoso quanto respeitar pessoas. Respeitar coisas tem sua origem em respeitar o corpo - com todas as suas forças e fraquezas. Abordar tudo com igual equilíbrio - não vender beleza nem ridicularizar a feiúra, não fazer propaganda da saúde nem ceder à dor. O caminho do meio é como ficar no vão de uma porta, sem tocar em nada. Significa que você pode sair facilmente.
Onde houve desconsideração por algo ou alguém, há mágoa. As repercussões são enormes. Onde uma pessoa foi magoada, o retorno é frequentemente obscuro e perigoso, difícil de identificar, porque você não consegue apenas dizer: "Você me feriu". É difícil ser direto, então alguém que por acaso esteja passando por perto, de repente é atingido no lugar do outro e uma cadeia inteira inicia-se. Quando uma coisa for mal utilizada, desrespeitada, então ela causa problemas. Ela quebra, cria confusão, atrasa você. De qualquer modo, o desrespeito tira a liberdade e bloqueia o caminho.
Onde há respeito, é como avançar por caminho reto, através da vida, de modo a poder alcançar um ponto de tranquilidade e então, olhando para trás, ver apenas luz. Também nada fica escondido, nas sombras, criando atalhos e, portanto, não há o despertar súbito de sentimentos antigos. Você caminhou com estabilidade pela vida, observando os altos e baixos com dignidade. O resultado é que, o respeito que você deu, volta para você: há um retorno.
Do livro Beleza interior - O livro das Virtudes, de Anthea Church
Nenhum comentário:
Postar um comentário