CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

sábado, 20 de agosto de 2011

Florir no deserto?

Em torno do texto que se segue abaixo encontramos alguns conceitos da biologia, aplicada ao meio ambiente, em que se fala sobre o gotejamento... aproveitar as gotas de água para manter um belíssimo jardim. Há jardins maravilhosos em países onde a água é escassa e o modo como eles são cuidados é bastante simples. Uma mangueira plástica que goteja a água, o pouco para que o muito seja feito. O autor lembra que essa é a metodologia utilizada no trabalho concreto de Madre Teresa de Calcutá... uma gota é só uma gota, mas sem ela... vislumbrar flores no deserto seria somente um absurdo!
...

A cura interior é um processo. Como tal, precisa ser saboreada e trabalhada dia a dia, durante muito tempo. Cura interior em tempos de crise é mais necessária ainda. Na correria do mundo em que vivemos nosso coração vai se ferindo, até inconscientemente. Apesar de produzir as feridas em nosso coração, o mundo moderno não nos ensina como curá-las. Ao contrário, inventa falsas soluções que pioram ainda mais o problema. Vivemos num tempo de secura, num tempo de deserto. Como fazer brotar vidado deserto? Será possível cumprir a profecia bíblica de que o deserto iria florir? Será possível concretizar a certeza poética de Exupéry de que o que embeleza o deserto é saber que em algum lugar nele está escondida uma fonte?

O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei àqueles que têm o coração perturbado: “Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos.” Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto, e torrentes, na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros. E haverá uma vereda pura; que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali. Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos, por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possui-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão (Is 35,1-10).

Porque o Senhor vai ter piedade de Sião, e reparar todas as suas ruínas. Do deserto em que ela se tornou Ele fará um Éden, e da sua estepe um jardim do Senhor. Aí encontrar-se-ão o prazer e a alegria, os cânticos de louvor e as melodias da música(Is 51,3).

O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis(Is 58,11).

Dir-se-á da terra que se achava devastada, tornou-se um jardim do Éden! Essas cidades em ruínas, desertas e desoladas, estão agora restauradas e repovoadas(Ez 36,35).

Essa linda imagem bíblica da transformação do deserto em jardim é um sonho messiânico. A certeza de que tudo pode ser mudado é consequência do abandono em Deus. Ele tem poder de transformar o pior deserto no mais lindo jardim. Assim, o próprio deserto torna-se lugar de encontro íntimo com Deus: “Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Os 2,16).

Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, Eu, o Senhor, os atenderei, Eu, o Deus de Israel não os abandonarei. Sobre os planaltos desnudos, farei correr água, e brotar fontes no fundo dos vales. Transformarei o deserto em lagos e a terra árida em fontes (Is 41,17-18). 

Gotas de cura interior - Padre Léo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...