CONHEÇA MAIS!

CONHEÇA MAIS!
CLIQUE NAS IMAGENS DA LATERAL PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

27. Aceitação



Aceitar é estabelecer uma relação positiva com o real. Ver o que é e conviver e crescer com ele. A ACEITAÇÃO é sensatez amorosa que distingue o que eu gostaria, o que me agradaria, o que me é ilusório do que, por ser meu, por ser eu e minhas circunstâncias, é realidade que me integra e me afeta.


Tu me seduziste, Javé, e eu me deixei seduzir” (Jer 20, 7).  

Javé me deu tudo e Javé tudo me tirou” (Jó 1, 21). 

Abba! Pai! Tudo é possível para ti! Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Mc 14, 36).  

Mas, se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos. Do mesmo modo, também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza... Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele” (Rom 8, 25.26a.28).



Exercícios oracionais

1. Sem tentar manipular a Deus, consciente da autonomia da criação e da realidade humana, olhe e contemple. Observe o que não aceita em você mesmo, em sua vida, na vida que lhe rodeia. Existe, é realidade. Relacione-se com essa realidade, talvez sem compreendê-la, mas acreditando que, em seu processo total de ser, o homem tem sentido. O amor tem sido e será decisivo no conjunto do humano. Peça a Deus a graça de aceitar o que você não pode mudar e que Ele mude o seu coração para ver e viver com uma atitude realista, nova, de fé, confiante. Olhe tudo em evolução, em processo, sem se deter no momento dessa sequência viva. Tudo aponta para a Vida: aceite o seu dinamismo. Que o Senhor conceda a você um realismo forte e esperança firme. Contemple a aceitação de Jesus da vontade do Pai, que é misteriosamente amorosa, profundamente boa e libertadora.

2. Olhe ao seu redor o que você não aceita nos demais. Não tenha a pretensão de muda-los sem aceita-los primeiramente. Trata-se de amá-los apesar “disso” e motivá-los a uma mudança decidida por eles. Peça ao Senhor que lhe ensine a distinguir o “paraíso” do “Reino”; a história de cruz, imposta pelos homens, de sua vocação de ressurreição, Páscoa de Deus. Aceite os pequenos e grandes prazeres, as vitórias dos demais, o que humaniza e desce da cruz os povos crucificados. Aceite sua pequenez e a dos outros e contemple a kenosis, o rebaixamento de nosso Deus, que aceita plenamente o ser humano. Encontre-se com Jesus nessa aceitação vital.

3. Sinta-se aceito, querido por Deus. Recorde-se de alguma pessoa que aceitou você tal como você é, sem pretender que você mudasse. Busque o melhor de você mesmo, na direção adequada. Existem muitos caminhos de ser pessoa, únicos, insubstituíveis, irrepetíveis. Busque o que é seu, com Deus, e deixe-se acompanhar por Ele em Jesus. Apresente em oração a sua existência nua: o seu ser. Respire-o diante de Deus, sentindo-se amado, aceito, chamado por seu nome.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...